Extensão

3

África em foco: aperfeiçoamento e difusão do conhecimento histórico

Projeto aprovado e contemplado pelo edital PROBOLSAS/UFSC 2016

 

O projeto de extensão “África em foco: aperfeiçoamento e difusão do conhecimento histórico” tem por objetivo reunir num único projeto três atividades a ser desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf). O projeto África em foco visa promover o diálogo e a difusão do conhecimento acerca da história deste continente. A partir de quatro atividades (o Ciclo de cinema africano, a I Jornada de Estudos de História da África, o Curso de Leituras sobre o Colonialismo e Oficinas de História Visual da África) busca-se divulgar o conhecimento desenvolvidos na pesquisas acadêmicas junto a um público externo aos muros da universidade, como profissionais da área de ensino fundamental e médio e comunidade em geral. A integração das três atividades supracitadas tem por objetivos: a) divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de sua produção cinematográfica; b) possibilitar a propagação do conhecimento científico por meio de um grande evento que reúna pesquisadores, estudantes e demais interessados; c) auxiliar na formação complementar e aperfeiçoamento de professores e estudantes com o curso de leitura dirigida sobre a temática do colonialismo em África e oficinas de História Visual da África.

O Ciclo de Cinema Africano, o Curso de Leituras sobre o Colonialismo e as Oficinas são atividades que compõe este projeto.


 Imagens e Sons da África

Projeto aprovado e contemplado pelo edital Bolsa Cultura-SECULT/UFSC 2016 

O projeto de extensão Imagens e Sons da África tem por proposta a difusão da produção artística e cultural do cinema e da música contemporânea do continente africano. A partir de duas atividades (Mostras de Filmes Africanos e Programa de Músicas Africanas), o projeto busca articular o trabalho acadêmico da equipe do Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf) com uma panóplia de filmes e músicas que constitui uma parte do patrimônio artístico e cultural africano. As duas atividades de extensão universitária do projeto “Imagens e Sons da África” traduzem ações propositivas de arte e cultura à comunidade em geral.  O projeto Imagens e Sons da África tem por objetivos: a)divulgar os estudos realizados no LEHAf sobre cinema e música do continente africano para um público não acadêmico; b) proporcionar o envolvimento de estudantes e demais membros da comunidade acadêmica em atividades artísticas e culturas como as Mostras de Filmes Africanos e o Programa de Música Africana; c) estimular a participação dos estudantes em projetos do LEHAf com ênfase na Arte e na Cultura do continente africano; d) interagir ensino, pesquisa e extensão universitária em torno de arte e cultura da África contemporânea.